Compartilhe!

Acredito que o título por si já é autoexplicativo, e na imagem ao lado, vemos um iceberg, resolvi usar ele porque como sabemos, apenas a menor parte dele fica acima da água, e na área de motivação, as pessoas veem apenas isso, se estamos motivados ou desmotivados.

Esse iceberg é voltado para a área empresarial, mas irei explicar cada ponto e tentar trazê-lo para o nosso dia-a-dia, vamos?

  • Apoio Gerencial “da boca pra fora”: Acredito que seja um dos principais pontos desmotivadores, você já chegou a contar para alguém de algo que deseja fazer e essa pessoa dizer: “vai lá cara, você consegue”, porém você percebe no seu rosto a sua indiferença, sabe que ele está dizendo só pra ser educado, ou até mesmo pra acabar logo a conversa, isso é algo realmente desmotivador.
  • Falta de Recursos: Geralmente, muitas pessoas se lamentam de não conseguirem algo por faltar recursos, seja dinheiro, materiais ou pessoas. Grande parte dos indivíduos que querem algo mas não tem recursos suficientes acabam desistindo de seus projetos.
  • Falta de Liderança: A falta de alguém que tenha pulso e ajude as pessoas a acreditarem em si mesmas, ou até mesmo a falta da própria capacidade da pessoa em liderar a si própria também acaba causando problemas, as pessoas que não possuem algum pilar que as apoie acabam desistindo no meio do caminho.
  • Falta de Prioridade: Muitos acreditam que podem conseguir algo sem antes definir onde querem chegar, isso não funciona, pois “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”.
  • Comportamentos Negativos: Vindos da própria pessoa ou de outros, o comportamento negativo também é um dos principais pontos desmotivadores, geralmente, possuímos uma aura que reflete nas outras pessoas, se estamos felizes, transmitimos parte dessa felicidade aos outros, se estamos tristes, transmitimos parte da tristeza também, o mesmo para todos os comportamentos, portanto, comportamentos negativos se propagam rapidamente, podendo deixar qualquer um pra baixo.
  • Falta de Consenso Quanto a Importância do Projeto: As pessoas não dão o devido valor a importância do que estão fazendo, como resultado, as coisas não vão andar bem, e problemas poderão acontecer regularmente.
  • Objetivos e Benefícios não Percebidos: Por não traçarem objetivos e metas, as pessoas não sabem onde querem chegar, nem quais benefícios irão obter, sem uma razão para seguir em frente, acabam abandonando seus projetos.

Esses são os pontos que mais causam desmotivação não somente no trabalho, mas também em nossa vida pessoal, na próxima semana, estarei dizendo como evitar essas situações, e caso entrem em conflito com elas, como sair e continuar motivado. Até breve.

Compartilhe!