Compartilhe!

EstagiárioUm estágio é a oportunidade perfeita para desenvolver sua carreira, ampliar network e ganhar experiência.

Se você começou a estagiar, existem algumas coisas que você precisa saber para tirar o maior proveito possível de sua vida como estagiário. Matéria publicada pelo Diário do Nordeste.

  • Chegar atrasado: Um estágio é a oportunidade perfeita para mostrar amadurecimento e que você é capaz de lidar com uma vida profissional. Por isso, evite ao máximo qualquer tipo de atraso.
  • Ignorar as regras: Como um estagiário, você deve estar focado em aprender novas habilidades. Por isso, não se esqueça de observar quais são as práticas comuns das pessoas na sua empresa para que você também as faça.
  • Rejeitar convites: É essencial que você compareça aos eventos da empresa na qual você estagia. Assim, você tem a chance de conhecer melhor seus colegas de trabalho e fazer com que todos na empresa conheçam você também.
  • Nunca pedir por feedback: Não pedir por feedback em um estágio é um erro que você deve evitar. Quando você pergunta sobre seu desempenho ao seu gestor, você mostra que está interessado em aprimorar suas habilidades. Fique alerta!
  • Perder a oportunidade: Lembre-se de sempre agradecer todas as vezes em que alguém ajudar você. Mande um e-mail ou fale pessoalmente, mas não deixe essa oportunidade passar.

Ter objetivos em mente e saber como alcançá-los é o que garante que sua experiência seja melhor aproveitada. Para facilitar essa tarefa, confira quatro dicas para atingir objetivos no seu estágio:

  • Organize-se: Mesmo que seu estágio não tenha um rumo específico, é importante que você se organize para ter alguns objetivos. Não ter um direcionamento pode fazer com que você se perca e não consiga alcançar nenhuma meta.
  • Seja proativo: É essencial que você saiba como ser proativo. Ofereça-se para participar da maior quantidade de projetos que conseguir para que as pessoas do local onde você trabalha vejam que você é um estagiário capacitado. Tenha bons relacionamentos com as pessoas da sua equipe e pergunte sempre que puder sobre o que você poderia fazer para ajudá-los. É fundamental.
  • Entregue muito: Não cometa o erro de prometer além do que você pode cumprir. Fazer com que seu gestor crie expectativas altas demais sobre você pode comprometer seu trabalho porque, se você não concluir um projeto que prometeu, sua capacidade pode ser julgada como não eficiente. Então, tente fazer poucas promessas e entregar mais do que você disse que faria.
  • Pesquise objetivos: Além de tentar direcionar quais são seus objetivos no estágio, passe algum tempo pesquisando sobre eles. Procure por informações que definam mais especificamente o que você precisa fazer para alcançá-los.

Alguém que já foi (ou ainda é) estagiário tem mais alguma dica? :D

Compartilhe!