Compartilhe!

Falando no CelularMuitos usuários podem não ter percebido, mas fazer ligações a partir do telefone celular ficou mais barato no ano passado. Conforme dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o valor médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,21, no de fim 2011, para R$ 0,17, em dezembro do ano passado. O resultado representa uma redução de 18% no preço médio do minuto.

Na avaliação da Telebrasil, o custo menor refletiu principalmente no aumento da base de clientes da telefonia móvel, permitindo que cada vez mais brasileiros usufruam do serviços.

Atualmente, são mais de 262 milhões de acessos e a cobertura de terceira geração (3G) já alcança 3.309 municípios, ampliando as possibilidades de conexão em banda larga. O índice que mede o tempo médio mensal de uso do celular por usuário subiu 9% entre 2011 e 2012, passando de 115 minutos para 125 minutos.

Mais barato

Nos últimos cinco anos, a queda no preço o minuto de celular foi ainda maior: 56%. Já o aumento no tempo médio de uso do celular chegou a 52%.

A Telebrasil destaca que a forte competição, aliada aos ganhos de escala, tem sido fator importante para impulsionar a queda dos preços.

Internet

O levantamento mostra ainda uma evolução no acesso à internet pela rede móvel. Em 2007, a receita com tráfego de dados pelo celular representava 8% da conta média do brasileiro. No ano passado, subiu para 22%.

“A telefonia móvel e especialmente a banda larga pelo celular já se revelaram como meio essencial para a inclusão digital e social da população. Nesse sentido, a Telebrasil entende que uma maior redução dos preços e num ritmo mais acelerado deve ser incentivada com medidas que reduzam a carga tributária sobre os serviços e que estimulem sua massificação”, disse a Associação, em nota.

via Diário do Nordeste

Compartilhe!