Compartilhe!

Fumace CratoO combate à dengue continua sendo realizado em todos os bairros do Crato. A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Endemias, intensifica o combate à dengue, principalmente nos bairros de maior infestação do mosquito Aedes aegypti. Foram visitados 24 bairros mais o Centro da cidade. A atenção passa a ser redobrada no andamento do segundo ciclo, com os agentes de endemias percorrendo as diversas localidades do Município, visitando as residências e orientando a população.

Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias, Antônio Esmeraldo, bairros como o Grangeiro e Seminário merecerem cuidados em relação aos índices. Ele afirma que cerca de 10 bairros estão com os índices de infestação acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O coordenador destaca a importância da participação efetiva e de suma importância da sociedade nesse trabalho de combate.

De acordo com Antônio Esmeraldo é importante que a sociedade também assuma esse compromisso de lutar contra a infestação do mosquito, que na maioria das vezes se reproduz dentro das próprias moradias. Nas localidade onde há uma necessidade de intensificação do trabalho, o coordenador afirma que vem sendo utilizado o fumacê, principalmente no final da tarde para início da noite, com cuidados na aplicação, para não chegar aos quartos e cozinhas das residências.

Esse trabalho também vem acompanhado de iniciativas preventivas, a exemplo do trabalho educativo da Mobilização Social, da Secretaria, e também da retomada do projeto de ‘peixamento’ de reservatórios de água em 15 localidades. Mas, o coordenador enfatiza que a sociedade tem que se conscientizar do seu papel, porque o poder público não resolve sem o apoio das pessoas.

Somente no Grangeiro, estão sendo trabalhados 134 quarteirões. O coordenador ainda ressalta que o relatório de atividades do primeiro ciclo estará sendo finalizados na próxima semana, para que novas medidas de aprimoramento no combate da dengue sejam desenvolvidas.

Assessoria de Comunicação
Governo Municipal de Crato

Compartilhe!