Compartilhe!

Denúncia

A Reportagem da Rádio Som da Terra FM foi procurada ontem (14) pela moradora Lúcia, conhecida por todos no Bairro Padre Cicero, que reclamou do esgoto a céu aberto atraindo mosquitos, e ainda aproveitou para reivindicar calçamento para localidade.

Segundo a moradora, o filho dela contraiu Leishmaniose visceral, doença popularmente conhecida como Calazar, o que fez com que a moradora precisasse se deslocar para a cidade vizinha, de Brejo Santo.

Durante toda a semana, Lucia levava o seu filho para ser atendida no hospital Municipal. Ela ainda conta que a criança apresentava 40 graus de febre, e que precisava ser internada. A resposta do hospital, porém, era de que “o caso do seu filho não é de internamento”.

A mesma disse que teve de ir ao Brejo Santo para fazer uma consulta, onde o médico perguntou o motivo da criança não ser internada. Ela respondeu que o hospital municipal só atendia urgência. Segundo a moradora, o médico (Dr. Edmilson) falou que se demorassem mais, ela poderia perder seu filho – que já está internado e passa bem.

Pelo que a reportagem da Som da Terra FM apurou, a maior reivindicação de Lucia é a retirada dos animais (cães) contaminados com o Calazar, para que outras pessoas não contraiam o protozoário; e o pedido da presença do carro fumacê na sua localidade Bairro Padre Cícero.

A Som da Terra FM entrou em contato com Sergiudo, responsável pelo setor da vigilância sanitária do município de Milagres, e ele sugeriu que procurasse Tarcisio, que é o supervisor dos Agentes de Endemias, porém o mesmo disse à reportagem que o supervisor já tinha solicitado a carrocinha na 10ª regional de Brejo Santo, da qual atende a 9 cidades.

Segundo Sergiudo, os agentes de endemias já haviam feito o bloqueio da área, e estavam aguardando a chegada da carrocinha para recolher os cães. Segundo um dos agentes, há cerca de 12 à 15 cães contaminados, e que precisam ser sacrificados, já que não existe cura parasitológica de Leishmaniose nos cachorros.

Ciclo da LeishmanioseEntenda o que é o Calazar

Leishmaniose Visceral, ou Calazar, zoonose comum ao cão e ao homem, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

Entre os sintomas, podemos destacar a febre prolongada, úlceras escuras na pele, aumento do baço e do fígado, anemia, tosse, perda de peso, dor abdominal, e etc. (mais informações aqui e aqui).

Reportagem: Samuel Cezar & Rafael Cezar
Rádio Som da Terra FM

Compartilhe!