Compartilhe!

Cinturão das aguasNesta sexta-feira (19), às 09h30min, a Central de Licitações do Estado dá início a concorrência pública para execução das obras de implantação do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

A licitação, do tipo menor preço, é referente a construção do 1º trecho da obra, entre o município de Jati e o Rio Cariús. O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Rio Acaraú.

De acordo com a SRH, a previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbicos de água por segundo para o Ceará.

O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para a 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Compartilhe!