Compartilhe!

world-of-warcraft-free-to-play

Atenção: tudo isso é uma divagação, e não um fato concreto com data pra acontecer. 

Mesmo com as quedas no número de assinaturas, o WoW continua seguindo firme e forte, e rendendo bons lucros à Blizzard – o que não quer dizer que a empresa não pense em novas possibilidades relativas à rentabilidade do jogo, o que inclui a possibilidade de World of Warcraft se tornar um jogo sem mensalidades no futuro. Em uma entrevista recente ao site Now Gamer, durante a Gamescom, Tom Chilton disse (tradução livre):

“Eu realmente penso que MMOs free-to-play vão existir por um bom tempo ainda. Em algum ponto, é possível que o World of Warcraft acabe se tornando free-to-play, mas também acho que sempre existirá espaço para jogos com mensalidades.

Além disso, ele também explicou porque a existência das mensalidades ainda faz sentido:

“Se você pensar no tempo que os jogadores passam em um jogo como o World of Warcraft, seja 20 horas por mês, ou em alguns casos 40, ou 60, ou 80, e comparar com outras formas de entretenimento e o que você aproveita delas, acaba fazendo muito sentido (pagar a mensalidade)”

Mas ele também disse que, para que os MMOs que cobram mensalidade continuarem funcionando, eles deverão oferecer mais funcionalidades e benefícios para manter os jogadores interessados:

“Eu realmente penso que com o passar do tempo, os MMOs com assinatura devem evoluir para se tornarem um pouco mais dinâmicos, e garantir que, durante aquele período de um mês, o jogador sinta que novos eventos e episódios aconteçam para que ele se mantenha interessante. Acho que existe mesmo uma grande possibilidade de termos MMOs com assinatura no futuro. Acho que o estabelecimento de um novo jogo assim pode ser difícil , mas provavelmente vai acontecer.”

Lembrando que tudo isso é uma divagação, e não um fato concreto com data pra acontecer. A Bethesda anunciou que o Elder Scrolls online, que será lançado ano que vem, seguirá o modelo de cobrança de key + mensalidade, o que mostra que, como o próprio Tom Chilton, muita gente acredita que esse modelo ainda tem muito a render.

Fonte: WoW Girl

Compartilhe!